quinta-feira, 1 de julho de 2010

Universidade Solidária

Programa Univerisdade Solidária – ICA/UFMG Abraçe essa idéia! www.universidadesolidaria.com.br

Conheça e participe de nossos projetos: Projeto Bibliotecas Virtuais

* Projeto Carroceiro Consciente
* Projeto Zooterapia – Rejuvenecendo com os Animais – Asilo
* Projeto Terapia Ocupacional – A Arte de Viver com a Horta – APAE
* Projeto Terapia Ocupacional – Rejuvencendo com a Horta – Asilo
* Projeto Zooterapia – A arte de viver com os animais- APAE
* Projeto Educação Ambiental no Zoo
* Projeto ZooBoteca

Grupos de Estudos:

* GEBEA- Grupo de Estudos em Etologia e Bem-Estar Animal
* GAS- Grupo de Estudos em Animais Silvestres
* GEZTO- Grupo de Estudos em Zooterapias e Terapias Ocupacionais

Programa Universidade Solidária – Projeto Bibliotecas Virtuais

O Projeto “Bibliotecas Virtuais” está em desenvolvimento na UFMG de Montes Claros, com o objetivo oferecer conteúdos técnicos e científicos tornando-se uma ferramenta de suma importância para os estudantes, técnicos e profissionais e interessados de diversas áreas, por exemplo: zootecnia, agronegócios, veterinária, eng. alimentos, nutrição, eng. agrícola, agronomia, ecologia, medicina, enfermagem, biologia, ambiente, cooperativas, arquitetura e urbanismo, história, direito, pedagogia, comunicação e jornalismo, letras, etc.

Devido ao número de visitações diárias aos sites que são resultantes deste projeto ( www.zootecniabrasil.com.br, www.planetaonline.com.br www.edubrasil.com.br/ead, www.ambienteemfoco.com.br, www.faunabrasil.com.br, www.brasilatual.com.br, www.jornalanoticiaonline.com.br e www.institutovidaanimal.com.br) estão sendo estabelecidas parcerias com jornais, revistas, ongs, faculdades e universidades, principalmente através da participação de “Consultorias Juniores” de vários cursos visando à publicação de artigos técnicos e científicos e das respostas técnicas.

JUSTIFICATIVA E RELEVANCIA SOCIAL

Os sites resultantes do projeto “Bibliotecas Virtuais” foram criados recentemente e já atendem a um grande público de internautas (aproximadamente 980 mil visitas mensais) de mais de 40 países. Estados Unidos, Portugal, Angola, Moçambique, Itália, França, Alemanha, Rússia, Chile, Peru, Venezuela, México, China, Guatemala, Suíça, Japão e Austrália são alguns dos países que acessam os sites, o que representa 30% de suas visitas.

Essa experiência vem dando resultados satisfatórios e encorajadores, conferindo uma condição de transformar-se em extensão universitária, em função dos níveis de pesquisa, educação e participação comunitária, e vem tomando a dianteira em campos de pesquisa que englobam profissionais da área de saúde, educação e agrárias. Assim, a atividade de extensão da presente proposta está focada nas premissas do Projeto Pedagógico da UFMG, que valorizam a integração de alunos da pós-graduação e graduação com a sociedade. Adicionalmente, as ações possuem atividades interdisciplinares, que vão ao encontro da necessidade de formação complementar para os cursos de Agronomia e Zootecnia, já existentes no ICA – Instituto de Ciências Agrárias e dos novos cursos que estão sendo implantados no campus.

Quem pode participar? Todas as faculdades, universidades, empresas, ongs, revistas jornais… e principalmente os internautas, lendo, comentando e deixando suas opiniões e sugestões através dos blogs.

Participe! Divulgue! Publique! Ajude-nos a construir as suas “Bibliotecas Virtuais” Contamos com a sua colaboração participação e apoio. Assim sendo, traremos novos conteúdos e informações.

Délcio C. C. Rocha

contato: universidadesolidaria@yahoo.com.br

Coordenador do Programa Universidade Solidária – ICA/UFMG

Membro do IVA – Instituto Vida Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário